O MySQL e o SQL Server são dois sistemas de banco de dados muito utilizados nas empresas.
Agora, você sabe a diferença entre MySQL e SQL Server e qual escolher para a sua empresa?
Acompanhe o texto para saber mais!
O que é MySQL
O MySQL é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) muito utilizado, hoje em dia. Existem mais de 10 milhões de instalações do MySQL rodando no mundo inteiro.
A primeira versão do sistema foi lançada em 1996, na Suíça. Em 2009, 13 anos depois, a empresa Oracle comprou o banco de dados por 7,4 bilhões de dólares.
Quer saber mais? Entre em contato com a HTI!
Mesmo fazendo parte de uma grande desenvolvedora de softwares, o MySQL segue com o código aberto e possibilita aos usuários gerenciarem vários bancos de dados.
O SGBD é utilizado pela plataforma WordPress, para gerenciar, armazenar e acessar todos os arquivos da plataforma, como textos, vídeos e cadastros de perfis, porém, apresenta alguns problemas quando é necessário excluir ou inserir novas datas.
O MySQL relaciona os dados em linhas e colunas, e é ótimo para empresas de pequeno e médio portes com sistemas de compra online, já que é fácil e rápido associar um cliente a outros dados, como histórico de compras.
O sistema também tem potencial para suportar uma quantidade muito grande de tráfego de dados, sem correr o risco de ficar fora do ar.
O que é SQL Server
Diferentemente do MySQL, o SQL Server é um banco de dados pago, que pertence à empresa Microsoft. Logo, só roda em computadores com sistemas operacionais Windows.
O SQL Server também pode ser utilizado fora da internet, em sistemas que não são online.
Assim como o MySQL, a organização do SQL Server também é em forma de tabela, com linhas e colunas, facilitando o uso por e-commerces e sites que precisam de cadastro.
Hoje em dia, grandes empresas de telefonia, bancos e tecnologia utilizam o SQL Server em seus sistemas.
Esse sistema é considerado o mais seguro, pois possui a Baseline Security Analyzer, uma camada de proteção extra.
Acesse: Microsoft banco de dados
Diferença entre MySQL e SQL Server
Uma diferença entre MySQL e SQL Server é que o SQL Server não possui nenhuma dificuldade em inserir ou excluir datas.
O MySQL é um banco de dados relacional de código aberto, podendo ser utilizado em todas as plataformas e sistemas operacionais, como o Linux e o Mac OS, já o SQL Server. Por ser da Microsoft, só roda nos sistemas da Microsoft, o Windows.
O SQL Server também é um sistema gerenciador de banco de dados relacional, porém não possui código aberto.
Outra diferença entre MySQL e SQL Server é que o MySQL funciona apenas no idioma inglês, e o SQL Server oferece suporte para múltiplas linguagens.
O SQL Server também costuma ser visto pelos usuários como um SGBD mais simples e mais fácil de usar.
Confira também: Tuning banco de dados SQL Server: dicas e técnicas de otimização
Escolha o ideal para sua empresa
Os dois são ótimos SGBD. Com este conteúdo, você tem bastante informações para escolher qual dos dois pode ser mais interessante para a sua empresa.
Hoje em dia, o MySQL é a opção mais popular, primeiramente, por ser gratuito e, também, por poder ser utilizado em praticamente qualquer plataforma.
A principal diferença entre MySql e SQL Server que você deve levar em conta quando for escolher um para utilizar na sua empresa consiste em ponderar a utilidade entre ambos.
O SQL Server costuma ser melhor utilizado para ferramentas Microsoft, como o .Net, e o MySQL é muito utilizado com PHP.
A HTI Tecnologia é altamente especializada em banco de dados e oferece consultoria, sustentação, segurança de dados e treinamentos MySql. Entre em contato conosco e faça um orçamento!
Confira também: Como é feita a administração de banco de dados MySQL?